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Quem não comunica...

 

 

“Quem não comunica se trumbica” já dizia o saudoso Chacrinha! Você sabe o que significa trumbica? – se dar mal, ser mal sucedido, fracassar.

 

Você têm problemas de comunicação em sua empresa? Calma, problemas de comunicação nas empresas são uns dos problemas mais recorrentes em minhas consultorias... mas saiba que existe solução!

 

O que é a comunicação corporativa, interna ou institucional? É a relação da empresa com o seu público interno, envolvendo procedimentos e técnicas destinados à intensificação do processo de comunicação e à difusão de informações sobre as suas atuações, resultados, missão, objetivos, metas, projetos, processos, normas, procedimentos, instruções de serviço etc.

Importante: a comunicação é uma das ações de endomarketing, ou seja, uma estratégia do marketing interno direcionada aos colaboradores.

 

O maior erro das empresas na minha opinião é não ter um profissional capacitado e responsável por “cuidar” da comunicação interna. Essa atribuição geralmente é designada aos líderes, que também não estão preparados para fazer. Você deve estar se perguntando, e quem deve fazer a comunicação interna? O ideal é que essa comunicação seja feita a “4 mãos”, por um profissional de Recursos Humanos e da Área de Marketing.

 

E para aqueles que acham que é "bobagem e desperdício de tempo", investir e ter processos claros e definidos para a comunicação interna, saiba que “A comunicação aumenta a velocidade das realizações e multiplica os resultados” Siloé Almeida.

 

O que devo “Comunicar”

“Na dúvida comunique”, essa é a máxima para a comunicação! Vamos a algumas dicas do que comunicar internamente:
• Divulgue com frequência a missão, propósito, visão e valores da empresa

• Comunique com CLAREZA e TRANSPARÊNCIA, tudo o que está acontecendo internamente na gestão da empresa e dos colaboradores – mudanças de estratégia, novos processos e procedimentos, alterações de políticas e normas, metas etc

• Documente toda e qualquer alteração nas políticas salariais da empresa, mudanças no local de trabalho e horário de trabalho dos colaboradores, banco de horas, férias coletivas e recessos
• Informe todas as movimentações de colaboradores - aviso de férias, afastamento, novos colaboradores, demissões, promoções internas, transferência de área etc

• Comunique quem são os novos clientes e fornecedores, bem como a rescisão de contrato com os mesmos

• Compartilhe informações para manutenção do bem estar e qualidade de vida dos colaboradores - Dicas de bons hábitos, práticas saudáveis de alimentação e exercício físico, meditação, técnicas de higiene, etc

 

Canais estratégicos de comunicação

Descrevi alguns "canais estratégicos" para transmitir informações aos seus colaboradores, que são frequentemente usados pelas empresas:

• Quadro de aviso ou mural - esse recurso é mais tradicional, mas se bem explorado pode trazer bons resultados, com um custo baixo para a empresa
E-mail corporativo - é muito usado pelas empresas, pois é uma forma rápida de comunicação, mas não deve ser o único recurso a ser utilizado pela empresa
• Face a face - é a maneira mais direta, clara, com sentimentos, sem barreiras, e um bom método para criar conexões entre as pessoas
• TV Corporativa - é um recurso atrativo e dinâmico, mas requer um investimento maior por parte da empresa
• Intranet - esse recurso permite que cada área compartilhe seus comunicados internos com todos
• Jornais e Revistas internas da empresa - nos dias de hoje é o menos utilizado, pois demanda tempo e investimento financeiro por parte da empresa
• Rede Social corporativa - um exemplo disso é o Workplace, versão para empresas do próprio Facebook
• Aplicativos corporativos - usar aplicativos corporativos para transmitir comunicados internos pode ser uma boa opção para alcançar todos os colaboradores, até mesmo aqueles que não trabalham no ambiente físico da empresa

• Eventos internos: palestras, reuniões, convenções de vendas, cerimônias comemorativas, campanhas de incentivo e eventos corporativos, inaugurações e festas de final de ano.

Gostou desse conteúdo? Então, coloque em prática!

 

Elaine Moraes -Consultora Qualitas