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MULTITAREFA: O Profissional necessário para sua organização!
 

Quando se fala de profissional multitarefa logo se pensa naquele que é “O FAZ TUDO”.

                                       

A maioria dos artigos e mesmo no senso comum o profissional multitarefa é aquele que “apaga incêndio”, aquele que inicia diversas atividades ao mesmo tempo, às vezes finaliza, às vezes não.  Assim, normalmente este indivíduo acaba não conseguindo fazer aquela que é realmente sua responsabilidade e atribuição, e pior, é contaminado pela síndrome do “eu quero abraçar o mundo sozinho(a).

 

Baseado em minhas experiências, apresento um  novo olhar sobre o Profissional Multitarefa. O Profissional Multitarefa é aquele que: Entende todo o processo do início ao fim, está capacitado e é comprometido com todo o resultado da organização, atuando com foco no negócio.

 

Para desmistificar o pensamento de hoje cito uma pesquisa que foi aplicada na década de 60 na National Aeronautics and Space Administration (NASA) onde foi feita a seguinte pergunta aos funcionários: “O que você faz aqui na NASA?”Curiosa foi a resposta de uma faxineira: ” Eu estou ajudando levar o homem a lua!” Esta sim retrata claramente a nossa visão sobre o objeto de ser um Profissional Multitarefa, pelo menos  no que se diz respeito ao foco no negócio.  Seu colaborador precisa conhecer o seu papel, as atribuições do seu cargo, conhecer o processo como um todo, bem como saber quais são os o objetivos e missão da empresa que representa.

 

As empresas precisam identificar no mínimo algumas características fundamentais nos profissionais, quando tem como objetivo formar uma equipe multitarefa, que vão além dos requisitos de polivalência e da multifuncionalidade, o indivíduo necessita ter flexibilidade, saber trabalhar em equipe, ser criativo e estar predisposto a aceitar mudanças e desafios constantes.

 

Este é um processo de formação e de aprendizado contínuo, onde é necessária a conscientização de que os valores são outros, exigindo, consequentemente, que se eliminem preconceitos e quebrem paradigmas, para enxergar as oportunidades e aumentar a visão do futuro.

 

Confira um resumo de um projeto realizado em uma empresa de serviços no Estado de São Paulo:

 

Case: Implantação de uma Equipe de Atendimento Multitarefa 

 

Esse projeto teve  02 momentos distintos:

1º momento:  Avaliar os aspectos comportamentais da equipe, desenvolver o conceito do "Profissional Multitarefa".

Para isso trabalhamos com a equipe  quais eram suas expectativas, medos, angústias, dúvidas, e apresentamos  o conceito real e as estratégias para a formação do grupo, em profissionais multitarefa. 

Conteúdo Aplicado: 

  • O profissional multitarefa e o mercado de trabalho;
  • Vantagens e desvantagens em ser profissional multitarefa;
  • Levantamento de atribuições atividades da área;
  • Auto-avaliação das equipes para se tornarem Multitarefa;
  • Desenvolvimento de estratégias de Qualificação.

 

2º Momento:  Análise de Competências Técnicas dos Consultores de Atendimento.

Nesta etapa foi avaliado o nível de conhecimento da equipe para elaboração do mapeamento de competências técnicas, subsidiando treinamentos técnicos.

 

Etapas do trabalho: 

  • Descrição das atividades dos cargos / consultores de atendimento;
  • Reuniões com líderes e gestores;
  • Criação do formulário para auto-avaliação dos consultores;
  • Elaboração do quadro do nível de complexidade/ dificuldade de cada consultor;
  • Conceito implantado, deficiências mapeadas iniciam-se os treinamentos técnicos e gradativamente fomos preparando a equipe para atuarem como Profissional Multitarefa.
  • Desejamos que esse material possa contribuir com uma nova visão e conceito do profissional multitarefa na sua organização

 

 

 

Elaine Moraes -Consultora Qualitas