Capacitação, Consultoria & Eventos
Você sabia que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter o cliente atual?! Ou seja, fazer follow-up gasta muito menos tempo, menos energia e menos recursos.
Follow-up é uma expressão em inglês que significa acompanhar ou fazer o acompanhamento.
Para realizar a manutenção do relacionamento com os seus clientes existem várias formas, e uma delas é investir em estratégias de follow-up inteligente.
O follow-up inteligente é aquele que não foca só na próxima venda, e sim aquele que se preocupa com a satisfação e relacionamento com o cliente.
Infelizmente em nossas consultorias contatamos que muitos profissionais da área de vendas não fazem, e ainda não incorporaram em seus processos a rotina de follow-up, e ainda reclamam da falta de resultados efetivos em suas vendas.
Benefícios de fazer follow-up inteligente:
- Aumenta as chances do cliente fazer um novo negócio
- Melhora a experiência do cliente
- Recebe mais feedback positivos
- Aumenta a vantagem competitiva
- Aumenta a chances de indicação de novos clientes
Para você que parou no tempo e está desatualizado confira algumas dicas de quando e como fazer follow-up:
1) Faça o acompanhamento e monitoração dos procedimentos necessários para dar resultado, antes de ligar para o cliente
2) Faça o contato inicial
3) Posicione o cliente em caso de alguma pendência - o que está acontecendo, por que está acontecendo, como será o desenrolar dos acontecimentos
4) Relate ao cliente o andamento de qualquer tarefa ou processo, mostrando o comprometido do trabalho em curto prazo
5) Faça perguntas ao cliente para obter a compreensão, reflexão e aprimoramento dos processos e procedimentos realizados
6) Não prometa retornar em prazo que não será cumprido (identifique o prazo que pode ser dado para cada tipo de solicitação)
7) Confira com o cliente a evolução das confirmações, das pendências e dos resultados já atingidos. Umas das maiores reclamações do cliente é a falta ou morosidade na comunicação da sua empresa. A informação e a comunicação garante que seus clientes estarão cientes de seus esforços
8) Mantenha contato com o cliente sempre, mesmo sem ter uma resposta definitiva: Enquanto você não fala com ele, outros estão falando!!! Peque pelo excesso, mas não pela falta!
9) Saiba quando encerrar e não mais retornar o follow-up - aquele momento de que você deixa vários recados e ele não retorna e/ou pede para você não mais ‘incomodá-lo’, ou seja, não seja o ‘chato’
Importante: o uso de ferramentas de CRM podem te ajudar e muito a monitorar o banco de dados de seus clientes e planejar o momento certo que você deve fazer contato com ele.
Elaine Moraes -Consultora Qualitas