EndoMKT.png

 

Endomarketing x Engajamento 

 

Você sabe o que são ações de endomarketing para engajamento dos colaboradores?

 

Endomarketing é um conjunto de ações e estratégias do marketing interno/ Institucional direcionada aos colaboradores.

Engajamento é a nível de investimento pessoal que colocamos no trabalho, seja esse investimento - no tempo, no esforço, na dedicação ou nas competências entregues no trabalho diário. Quanto maior for o engajamento de alguém, maior será o comprometimento com o sucesso da empresa e com os resultados gerados.

 

Considero que, quando as informações corporativas são entregues aos colaboradores de maneira atrativa, assertiva e inspiradora, através de estratégias e campanhas de endomarketing, teremos uma comunicação efetiva que estará reforçando as diretrizes e cultura da empresa, aumentando portanto o nível de engajamento dos colaboradores.

 

Em minhas consultorias percebo que os meus colegas de Recursos Humanos e os gestores ainda tem muita dificuldade em criar e implantar Campanhas de Engajamento, por isso preparei para compartilhar com vocês uma série de exemplos.

 

Campanhas de endomarketing e engajamento para aplicar em sua empresa:

  • Campanhas de solidariedade e voluntariado na empresa. Essa é uma ótima estratégia de endomarketing, que gera orgulho aos funcionários em trabalhar na empresa
  • Vídeos da diretoria agradecendo conquistas, metas, valorizando comportamentos e posturas alinhadas a cultura de atendimento
  • Café da manhã com diretoria - momento de interação com diretoria e mantenedores da cultura organizacional
  • Dia de happyhour - compartilhar momentos comuns aproximam as pessoas, facilitando interações e relacionamentos no dia a dia
  • Campanha de gentileza entre colaboradores - explorar essa competência que também pode ser estendida em campanhas de atendimento ao cliente
  • Campanha de sustentabilidade para consumo interno consciente
  • Baú de boas ideias para estimular criatividade e disruptura entre os colaboradores. Ideias implantadas podem ser premiadas
  • Campanha de vendas alinhadas as estratégias de marketing e novos produtos/ serviços
  • Campanha do elogio - divulgação dos elogios recebidos pelos clientes
  • Cases de superação - Usar técnicas de stortelling para contar histórias de superação dos colaboradores
  • Conheça o nosso colaborador - entrevista com foco na carreira, experiências e conquistas profissionais, e curiosidades sobre o colaborador
  • Prefeito do Mês: Uma vez ao mês um colaborador (da empresa ou pode ser feito por setor) é eleito o prefeito do mês. Ele recebe uma verba para reverter em algum benefício dos colaboradores
  • Comemoração de aniversariantes do mês
  • Programa de Integração Humanizado - Novos colaboradores são recebidos com “brinde/ presente de boas vindas”, e têm um padrinho que o acompanha na primeira semana de trabalho
  • Campanhas de Saúde e Prevenção - Ex: Suicídio - Setembro amarelo, câncer de mama - outubro rosa etc
  • Incentivo à Leitura: adotar um livro ao mês/ semestre e indicar aos colaboradores. O RH pode presentar, sortear ou ter alguns exemplares para empréstimo.

 

Gostou das dicas? Agora é com você, coloque em prática!

 

 

 

 

Elaine Moraes -Consultora Qualitas