Capacitação, Consultoria & Eventos
Vivemos nos dias de hoje um alto nível de pressão... dificuldades econômicas, políticas, familiares e todos estamos sendo direta ou indiretamente afetados pelas pressões. Isso reflete também nas empresas e para os profissionais que lidam constantemente com pressão por resultados, expectativas, cobranças dos líderes imediatos, clientes estressados, curtos prazos para tudo, etc.
- Como será que estão as emoções dos profissionais nesse cenário? E como as empresas e líderes estão lidando com essas questões?
Segundo Peter J. Frest, autor do livro Emoções Tóxicas no Trabalho, o que transforma a dor emocional em emoções tóxicas são as atitudes prejudiciais diante das dificuldades enfrentadas no trabalho, agindo como uma substância que suga as energias das pessoas e de toda a organização, tendo como resultado baixo desempenho dos funcionários e nos lucros da empresa.
Estudos mostram que as organizações e seus líderes são responsáveis pelas dores emocionais, e que isso afeta o rendimento das pessoas. Prestar atenção nas emoções e tratar com respeito, todo líder pode e deve fazer. Quando trabalhamos num ambiente que nos reconhecem, valorizam e apoiam, os resultados são positivos e “contaminam” quem está por perto, surgindo assim o compromisso, o esforço, o bom humor, a lealdade e o engajamento.
Ao longo das minhas experiências como profissional da área de Recursos Humanos e como Consultora, observei algumas práticas e estratégias para os líderes aplicarem em suas rotinas, que favorecem um ambiente emocional sadio nas organizações, que são elas:
Prestar atenção: perca um tempo no “bom” sentido da palavra, conversando com as pessoas, andando pelas áreas da empresa, observando comportamentos, atitudes, só assim você irá conhecer a equipe de trabalho.
Os líderes fortes precisam se preocuparem com as pessoas; isso tem que fazer parte do seu DNA”
Texto produzido à partir do Livro - EMOÇÕES TÓXICAS NO TRABALHO – Peter J. Frest
Elaine Moraes -Consultora Qualitas