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Como "Humanizar" as relações no trabalho

 

Por que será que um tema tão simples como “humanizar”, é ao mesmo tão complexo para as empresas e principalmente para os gestores colocarem em prática?

 

O que é Humanizar? "Humanizar é trazer um olhar para as necessidades do seu colaborador, lembrando que as necessidades são individualizadas".

 

Recentemente com o grande turbilhão de mudanças e incertezas que a pandemia trouxe para o mundo e para as empresas, esse tema se tornou ainda mais importante.

 

Pensando nisso fiz recentemente uma pesquisa com diversas empresas para saber o que elas estão fazendo para “Humanizar” as relações, e agora compartilho com vocês esse rico material, que pode e deve ser praticado em sua empresa.

 

Dentre as práticas realizadas pelas empresas destacamos as seguintes:

 

1) Intensificar os processos de comunicação interna e ações de endomarketing:       

  • Cuidar para que os processos internos de comunicação sejam mantidos
  • Ser transparente com as mudanças e posicionamento da empresa no momento de mudanças
  • Estar muito próximo de suas equipes – seja de forma presencial ou virtual. "Líder" mantenha contato diário com sua equip
  • Compartilhar as ações estratégicas que a empresa está tomando para sobreviver à crise

 

2) Ser empático as necessidades de cada colaborador – necessidades da família, do meio em que vive, questões financeira, saúde e bem estar

 

3) Oferecer práticas de saúde e bem estar aos colaboradores, se essa já for uma estratégia adotada pela empresa, tanto para reduzir a ansiedade como o estresse - aulas de ioga, meditação, lutas marciais etc

 

4) Promover “happy hours”, cafés da tarde virtuais, karaokê online, jogos virtuais

 

5) Compartilhar fotos de animais de estimação e dos filhos, criando momentos para compartilhar a intimidade da casa e família

 

6) Estimular a troca de dicas e experiências de como os colaboradores estão se organizando com a casa, com os filhos e trabalho

 

7) Propor desafios em grupo, para gerar mais interação das pessoas – estudar juntos, leitura/estudo de livro, novas campanhas e projetos, criar comitês para lidar com as mudanças que estão e irão ocorrer na empresa

 

8) Compartilhar dicas de produtividade em home office

 

9) Compartilhar dicas de alimentação saudável

 

10) Intensificar cursos e treinamentos online

 

11) Oferecer ajuda e orientação psicológica, jurídica e financeira, para as questões pessoais dos colaboradores

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12)  Manter as comemorações e rituais da empresa - enviar bolo de aniversário na casa do colaborador, fazer comemoração virtual, criar estratégias virtuais para as campanhas de vendas etc

13) Promover lives com ferramentas para home office, produtividade, autodesenvolvimento, gestão do tempo, saúde física e emocional

14) Realizar pesquisas com o colaborador - Nível de estresse, ociosidade/ produtividade, saúde física e mental, clima organizacional

15) Ter e manter os Planos de Desenvolvimento Individual ou Plano de Ação, para o desenvolvimento dos colaboradores

16) Ter flexibilidade para os processos de Avaliação e Desempenho dos colaboradores

 

 

 

           Elaine Moraes -Consultora Qualitas